20.6 C
São Bernardo do Campo
terça-feira, abril 7, 2020
Carga Tributária Consultoria Revisão Tributária

Padaria e planejamento tributário: o que você precisa saber sobre o assunto

O planejamento tributário em uma padaria é importantíssimo para todo empreendedor do setor.

Isso porque é o regime escolhido que vai ditar o recolhimento dos tributos ao longo de todo o período. E descobrir o modelo ideal pode ajudar a reduzir custos pelos próximos meses.

Ou seja: é no planejamento que se deve decidir a melhor estratégia de recolhimento e a empresa deverá seguir o modelo pelo qual optou ao longo de todo o período.  

Isso significa que escolher errado implicará em conviver com isso durante o ano todo.  E não dá para fugir. Toda empresa precisa pagar impostos rigorosamente, sob pena de multas severas caso não o faça. 

Mas no caso das padarias, existem algumas dicas essenciais para realizar um planejamento tributário com foco em economia e eficiência. Confira a seguir!

Padaria: O que levar em consideração na hora de fazer o planejamento tributário?

Para saber como escolher e o que levar em conta na hora de fazer o planejamento tributário para padaria, vamos rever os principais tipos de regime tributário:

  • Simples Nacional.
  • Lucro Presumido.
  • Lucro real.

Cada um desses modelos tributários atendem bem a determinado porte empresarial. Isso não quer dizer que o pequeno empreendedor não possa se beneficiar do regime Lucro Real.

Tudo vai depender do andamento dos processos da empresa em questão. Sendo assim, para escolher bem, é importante ter um panorama da empresa. 

Alguns dos aspectos que você pode avaliar são: custo da folha de pagamento, despesas, faturamento etc.

A simulação

Um passo essencial na hora de fazer o planejamento tributário é a simulação. Nessa situação, o contador projeta os resultados da empresa em diferentes modelos de regime tributário.

Com todos os resultados dispostos lado a lado, fica muito mais fácil escolher o regime ideal. 

E um dos papéis da consultoria tributária é quando o contador também levará em consideração os resultados da empresa nos últimos períodos, colocando na balança os recolhimentos do último ano.

Esse trabalho pode funcionar como uma revisão, que mostrará, por exemplo, em quais áreas você pode cortar custos.

5 dicas rápidas para um planejamento tributário da padaria

1. Faça um levantamento dos produtos que têm saída mais rápida

Otimizar o estoque ajuda a evitar problemas relacionados ao vencimento de produtos. 

Essa prática permite que o empreendedor possa elaborar um sistema logístico mais equilibrado, cortando gastos importantes com a reposição de emergência.

2. Mantenha a contabilidade da padaria sempre em dia

Guarde todos os documentos em local acessível e registre absolutamente tudo. É importante ter todos os comprovantes de pagamentos e registros das entradas.

É necessário evitar erros comuns na contabilidade de uma empresa, evitando sanções penais ou tributárias. Alguns deles são nas emissões de notas fiscais, pagamentos de impostos, contas bancárias não lançadas etc.

3. Sempre procure ajuda através da consultoria tributária

Existem muitos motivos para garantir a saúde tributária da sua empresa, mas um deles é o sucesso na hora de realizar o planejamento tributário.

E apenas passando pela consultoria tributária com alguma frequência que é possível obter todas as informações necessárias para a sua empresa.

4. Faça o levantamento de cada produto oferecido individualmente

Dá trabalho, mas é importante fazer um por um.

Esse cuidado é essencial, porque existe uma série de especificidades que, se não levadas em consideração, podem significar recolhimentos a maior, ou mesmo o não recolhimento de alguns tributos.

5. Não se esqueça de se manter informado

Se informar sobre o assunto é sempre muito importante, e isso também pode ser feito com a ajuda de uma consultoria tributária.

Fale com um contador e sempre esclareça todas as suas dúvidas. 

Para se manter bem informado, acompanhe os artigos da nossa plataforma. Essa é uma boa maneira de ficar em dia com os assuntos que mais interessam a você e a sua empresa.

Related posts

5 motivos para reduzir carga tributária da sua empresa com a Santo Tributo

santotributo

O que é sistema harmonizado (SH) e nomenclatura comum do Mercosul (NCM)?

santotributo

O que é fator R na contabilidade?

santotributo

Deixe um comentário

Entre em Contato