Recuperação de impostos: como não fazer parte dos 74% que quebram?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

74% das firmas entram em falência antes dos 5 anos. A recuperação de impostos derrota essa estatística e faz com que sua empresa sobreviva até nas piores crises.

Enquanto alguns empreendedores querem esquecer o passado, outros preferem fazer dele uma fonte de dinheiro para manter a empresa funcionando bem (mesmo na crise). Tudo isso com a recuperação de impostos.

Pode ser que ainda não saiba, mas são criadas 30 novas normas ou mais para tributos todos os dias aqui no Brasil. Enquanto isso, 90% das empresas pequenas pagam muito mais do que deveriam com impostos por não ter conhecimento do assunto.

Está assustado? Ainda tem mais: o valor pago geralmente é 40% a mais do que o devido; ou seja, o governo ganha dinheiro com impostos que não precisam ser pagos (indevidos).

Há quem se preocupe com o caixa da empresa e não saiba mais de onde arranjar dinheiro para pagar tantos tributos e manter a empresa funcionando, mas também existem aqueles que continuam sobrevivendo e preferem esquecer o passado.

A recuperação de impostos pode salvar sua empresa

Você pode achar que é um exagero, mas tudo o que falamos aqui até agora é baseado em dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Ou seja: isso acontece, todos os dias, com empresários que não conhecem seus direitos.

Enquanto eles esquecem o passado, muitos empreendedores nos procuram para ter de volta milhões em seus caixas, já que esse dinheiro é deles por direito – veja como recuperamos dinheiro acessando esse link.

Nos orgulhamos de dizer que ajudamos a salvar muitas empresas. Sabemos que não é fácil fazer a gestão de um negócio, principalmente com tantas contas fixas e variáveis e mais uma quantidade enorme de tributos, impostos, taxas e contribuições.

É por isso que temos certeza quando falamos: a recuperação de impostos pode ajudar a sua empresa e salvá-la de uma taxa terrível.

Mais de 74% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos por inúmeros fatores e um deles, com certeza, é a falta de dinheiro para impulsionar a empresa, se livrar das dívidas e investir em novidades.

O que é recuperação de impostos?

Com tantas novas normas por dia, já se tornou comum que uma acabe “atropelando” a outra e fazendo com que muitos empresários paguem mais vezes do que o necessário por um item na hora da venda.

Quando isso acontece, é possível fazer a recuperação de impostos pagos a mais (a maior) para o governo, que cobrou de forma indevida sobre os itens.

Cada vez que algum tributo surgir e contrariar a regra de cobrança do governo, sua empresa poderá fazer a recuperação de impostos – é um direito.

 

 

Mas quem pode fazer a recuperação de impostos? 

Empresas governamentais, privadas, grandes, médias e pequenas; todas podem fazer a recuperação de impostos e tributos. Porém, só é possível recuperar os valores dos últimos 5 anos.

Alguns dos segmentos de empresas do Simples Nacional que podem recuperar o dinheiro pago em imposto são:

  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Farmácias;
  • Lojas de pneus;
  • Minimercados;
  • Autopeças;
  • Cosméticos;
  • Beleza;
  • Pet Shop.

Como a recuperação de tributos e impostos funciona?

Para fazer uma recuperação de impostos é importante seguir esses passos:

1 – Levantar todos os impostos pagos, no geral, e identificar quais foram estabelecidos indevidamente.

2 – Realizar uma correção monetária para atualizar os valores.

3 – Realizar procedimento administrativo ou medida judicial para que a empresa faça a recuperação de impostos.

Esses passos podem parecer simples, mas acabam confundindo muitos empreendedores, já que a legislação é muito extensa.

Então, será que vale a pena rever seus 5 anos ou é melhor deixar pra lá? Se você não quer cair na estatística dos 74%, está na hora de fazer uma revisão tributária e ver o que sua empresa está pagando a mais do que deveria.

Mas o que sua empresa ganha com a recuperação de impostos?

Claro que o principal benefício é ter o dinheiro de volta no caixa da empresa, mas existem outras vantagens de fazer a recuperação de impostos o quanto antes, que são:

  • Reduzir as cargas tributárias;
  • Melhorar o fluxo de caixa;
  • Aumentar a competitividade;
  • Reduzir os riscos por não ter apurado os impostos corretamente;
  • Aumentar o valor do seu empreendimento.

Se sua empresa não tem algum colaborador dedicado para acompanhar a legislação e todas as mudanças (essa é a situação da maioria das pequenas e médias empresas), você pode contar com especialistas em recuperação de impostos para te ajudar no assunto.

Eu tenho contador, mesmo assim é necessário contratar uma consultoria tributária?

Depende da sua necessidade. Sabemos que o empreendedor está sempre atarefado e com muitas pendências a resolver; por isso, nem sempre ele consegue olhar mais de perto os detalhes financeiros e acaba deixando na mão do contador.

É ótimo ter um profissional em quem pode confiar, mas estamos falando de função aqui. O contador não tem tempo para te dar uma orientação mais de perto e ajudar com informações exclusivas sobre tributos e impostos.

Sendo mais justos: esse não é o trabalho do contador. Muitos empresários não conseguem uma organização total dos dados para calcular os impostos corretamente e não têm quem os oriente nesse sentido.

Sabe o que acontece, certo? A empresa tem um setor contábil, mas paga impostos indevidos, perde competitividade, continua pagando altas taxas tributárias, dentre outros problemas que só especialistas nessa área podem resolver.

Por isso é tão importante contar também com uma empresa de consultoria tributária; essa parceria vai te ajudar a recuperar impostos, taxas, contribuições e tributos indevidos, além de diminuir um custo que você tinha por mês em até 40%.

Precisa de ajuda para se livrar das más estatísticas e dar uma guinada no seu empreendimento? Conte com a gente!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato