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Apuração de impostos: 13 erros que prejudicam sua empresa de autopeças

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A apuração de impostos é uma prática fundamental para empresas de todo o mundo, mas ganha especial destaque no Brasil com sua legislação tributária complexa e muitas vezes confusa para o empreendedor.

Quando conversamos com empreendedores brasileiros, é quase inevitável que em algum momento o assunto chegue aos impostos e à dificuldade que a carga tributária impõe a sobrevivência e competitividade das empresas.

Para alguns setores, porém, essa dificuldade fica ainda mais latente, por conta das variações na legislação tributária que alcançam algumas atividades. Esse é o caso das lojas de autopeças que têm a maior parte de seus produtos sujeitos ao regime monofásico.

Sem uma boa apuração de impostos, essas lojas podem enfrentar uma série de problemas que prejudicam a operação e leva à aplicação de multas, ações administrativas até mesmo o confisco de ativos por parte do Fisco.

 

Os 8 principais erros tributários nas empresas

Para compreender melhor o cenário e entender como a sua empresa pode estar sujeita a erros tributários, separamos abaixo aqueles mais comuns cometidos pelos empreendedores e suas consequências. Fique atento e evite praticá-los em sua loja de autopeças.

1 – Omitir receitas e faturamentos

Na busca por pagar menos impostos, alguns empreendedores tomam a arriscada decisão de omitir nas declarações parte de suas receitas ou do faturamento.

Antigamente, essa prática poderia até funcionar. Hoje, porém, o Fisco conta com ferramentas que permitem cruzar informações de diferentes fontes, como movimentações bancárias e de cartão de crédito, identificando fraudes.

Nesses casos, além do pagamento de multas, as empresas podem ser obrigadas a responder judicialmente e até sofrer o confisco de ativos.

2 – Optar pelo regime tributário incorreto

Na hora de escolher o regime tributário a ser seguido por sua empresa, os empresários contam com algumas opções, cada uma delas com especificações próprias.

Optar pelo Simples Nacional sem o cumprimento de seus requisitos, por exemplo, pode levar a uma carga tributária ainda maior. 

A dica é: analise o regime tributário com cuidado e lembre-se que ele não pode ser alterado durante o ano fiscal.

3 – Realizar tomada de créditos tributários de forma indevida

A confusa legislação tributária, em especial aos artigos que tratam do PIS/COFINS, pode levar a interpretações equivocadas sobre aquilo que se pode ou não tomar como crédito tributário, levando a inconsistências.

Caso a tomada de crédito não seja regularizada, a empresa fica sujeita a multas por parte do Fisco.

4 – Praticar simulação tributária ou evasão fiscal

É comum que empresas que prestam 2 serviços diferentes optem por separar as atividades visando a diminuição da carga tributária.

Essa prática, contudo, pode ser considerada pelo Fisco como evasão fiscal, ficando a empresa sujeita a sanções estabelecidas em lei. 

Por isso, é importante que o planejamento tributário seja realizado para além de objetivos como “economizar impostos”.

5 – Cometer falta ou erro no envio de arquivos para o Fisco

Erros acontecem e fazem parte do dia a dia de qualquer negócio. Quando falamos do envio de documentos para o Fisco, porém, esses erros não podem acontecer. 

Caso contrário, a sua empresa estará sujeita a multas com valores altos, capazes de comprometer o funcionamento do negócio.

Mesmo sem que haja intenção, esse erro pode custar muito caro. Por isso, tome todos os cuidados para que ele não ocorra em sua loja. 

6 – Realizar o pagamento indevido de tributos

Aqui o erro ocorre não por querer pagar menos impostos, mas pelo receio de ficar em débito com o Fisco. Para as lojas de autopeças, por exemplo, um pagamento indevido comum é o do PIS/COFINS de produtos que já foram tributados na fonte.

A boa notícia é que nesses casos é possível solicitar créditos tributários, recuperando o valor pago na bitributação no período de 5 anos.

7 – Não solicitar os créditos que tem direito

Se o pagamento indevido gera direito a créditos tributários, é importante que as empresas façam a solicitação desses créditos. É possível retroagir os valores em até 5 anos. 

Vale lembrar que os créditos podem ser recuperados com o abatimento em impostos futuros devidos ou até mesmo em dinheiro em espécie. Não deixe essa oportunidade passar; ir atrás de seus direitos é fundamental.

8 – Não considerar os tributos na formatação dos preços

A definição dos preços de seus produtos é uma das etapas mais importantes de seu negócio. Erros nesse momento podem custar a sua sobrevivência. 

Entre os aspectos a serem considerados na formatação dos preços, os tributos ocupam papel importante e precisam ser embutidos no valor a ser cobrado do consumidor, caso contrário a manutenção da empresa pode se tornar inviável.

Nossa! Quantos problemas que erros ligados à área tributária podem causar para a sua loja de autopeças, não é mesmo? Existe, porém, uma forma de diminuir os riscos de que eles ocorram: realizar uma boa apuração de impostos.

O que é a apuração de impostos?

A apuração de impostos é uma das práticas mais importantes para as empresas brasileiras. É ela que garante que as obrigações tributárias e fiscais sejam realizadas sem que existam problemas para a organização.

Essa apuração, porém, vai além da emissão das guias tributárias para o recolhimento dos impostos de qualquer âmbito, sendo uma rotina que tem por objetivo garantir a melhor gestão tributária para uma empresa.

Como vimos acima, os erros tributários ao qual um negócio está sujeito são variados, tendo em comum a possibilidade de trazer grandes prejuízos e, em última instância, até mesmo provocar a falência.

Mas apenas manter uma rotina de apuração de impostos em sua loja de autopeças não é o suficiente para se distanciar desses riscos. É preciso que boas práticas de apuração sejam realizadas, evitando erros nesse processo (como os que iremos apresentar abaixo).

5 erros na apuração de impostos que prejudicam sua loja de autopeças

1 – Ter um sistema operacional inadequado para gerar os impostos a pagar

Hoje, as obrigações tributárias podem ser realizadas em tempo real, com o auxílio da tecnologia e o uso de sistemas, como aqueles que permitem a emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo.

Contar com um sistema inadequado e com falhas de integração é um problema que leva as empresas a tornarem manuais uma série de processos, que entre outros fatores negativos é mais propício a gerar erros e inconsistências.

2 – Apuração realizada por profissionais não especializados no segmento

A legislação tributária de nosso país é segmentada em diversos setores, e, não raro, sofre com alterações, seja pela atuação do poder executivo, legislativo ou judiciário.

Essa realidade gera um cenário em que as empresas lidam com particularidades e especificidades, exigindo que a apuração de impostos seja realizada por especialistas em seu ramo de negócio para aproveitar as oportunidades e evitar erros.

Um exemplo dessa especificidade é o próprio setor de autopeças, que tem seus principais produtos regidos pelo PIS/COFINS monofásico.

3 – Não acompanhar as mudanças na legislação tributária

Como dissemos acima, é comum que a legislação e normatizações referentes aos tributos sofram modificações ao longo do tempo.

Quando sua empresa não acompanha essas mudanças, os riscos que hajam erros relacionados aos tributos são altos, podendo levar desde o pagamento indevido de impostos até a sonegação ou evasão fiscal involuntária.

Se você não tem ideia de como acompanhar essas mudanças, pode contar com a ajuda de consultores tributários.

4 – Falta de atenção com atividades não operacionais

Você é especializado em autopeças; sabe tudo sobre seu ramo de negócio e está sempre pronto para resolver os problemas da operação que enfrenta no dia a dia. 

É normal focar na atividade de nosso negócio. O problema, contudo, é que frequentemente não existe essa mesma atenção a atividades não operacionais e não correlatas ao dia a dia da empresa. 

Essa falta de atenção, contudo, favorece que ocorram erros referentes à gestão tributária e uma delas é não reduzir as cargas tributárias.

 

 

5 – Falta de visão estratégica

Em um mercado altamente competitivo e marcado pela alta carga de impostos, a gestão tributária ocupa papel estratégico para as empresas.

É preciso criar indicadores de desempenho, acompanhar as atualizações e buscar a melhoria constante para garantir uma correta apuração de impostos que contribua com a estratégia e os resultados de sua empresa.

Como evitar os erros na apuração de impostos e garantir os melhores resultados para a minha loja de autopeças?

Como pudemos perceber ao longo do texto, realizar a apuração de impostos não é uma tarefa das mais simples. E o pior: quando os erros nessa área acontecem, as consequências são pesadas para as empresas.

Para evitar erros na apuração de impostos e garantir que sua loja de autopeças esteja em dia com o Fisco, ao mesmo tempo em que usa a gestão tributária de forma estratégica, invista em uma assessoria tributária.

A Santo Tributo é uma empresa especializada na gestão de impostos, contando com uma equipe capacitada e com foco no segmento de autopeças.

Como podemos te ajudar na apuração de impostos?

Conhecemos com profundidade a realidade enfrentada por sua loja de autopeças, acompanhando todas as atualizações que afetam o setor, estando prontos para oferecer os melhores serviços de assessoria tributária para ajudar a alcançar os seus objetivos.

Com a Santo Tributo, seu negócio evita erros comuns na apuração de impostos, evitando o pagamento indevido e recuperando os créditos tributários a que tem direito, sem se preocupar com o Fisco.

Quer saber mais sobre como a assessoria tributária pode ajudar a sua loja de autopeças ir mais longe? Continue acompanhando nosso blog e curta as nossas páginas nas redes sociais!

 

Até a próxima!

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