revisão tributária e fiscal

5 motivos para contratar revisão tributária e fiscal em autopeças

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

A revisão tributária e fiscal regular é uma prática que beneficia as empresas dos mais variados setores. Para as lojas de autopeças, essa revisão é ainda mais importante, oferecendo benefícios concretos.

Os produtos categorizados como autopeças estão inclusos no regime monofásico, onde o PIS/COFINS é recolhido pelas indústrias e importadoras no momento da venda. Devido a isso, é comum que haja a bitributação nas lojas.

O pagamento indevido de impostos achata o lucro, diminuindo a capacidade de investimento e a perspectiva de crescimento, prejudicando o lojista que deseja alcançar melhores resultados com sua empresa.

Mas embora esse seja um fator muito relevante, ele não é o único que deve motivar a busca pela revisão tributária regular. Continue com a gente que te apresentamos 5 motivos para você contratar a revisão tributária e fiscal em sua loja de autopeças!

Revisão tributária e fiscal em sua loja de autopeças: 5 motivos para contratar

1 – Obter uma melhor gestão de riscos

Não importa o ramo de sua atividade, uma empresa sempre está exposta a riscos. Para que eles sejam mitigados e não atrapalhem a sobrevivência do negócio, uma boa gestão de riscos é necessária.

O recolhimento dos impostos é de vital importância para a sua empresa, se relacionando diretamente ao seu planejamento financeiro. A legislação tributária brasileira, contudo, se caracteriza por sua alta complexidade, contribuindo para que ocorram erros.

A sonegação, mesmo quando praticada de forma involuntária, oferece grandes riscos ao empreendedor. Os problemas com o Fisco levam desde ao pagamento de multas – prejuízos –, tramitação de processos administrativos e até execuções fiscais.

Com a revisão tributária e fiscal você garante que a sua loja de autopeças esteja sempre em dia com os impostos, evitando a tão temida sonegação.

2 – Permite identificar novos créditos

Como dissemos no início desse artigo, é comum que nas lojas de autopeças ocorra a bitributação, devido ao regime monofásico do PIS/COFINS que recaem sobre os seus produtos.

A revisão tributária e fiscal, se realizada de forma regular, é uma poderosa aliada para identificar a existência desses pagamentos indevidos, bem como detectar a possibilidade de créditos tributários existentes por outros motivos, como mudanças na legislação, por exemplo.

Vale lembrar que a recuperação de créditos tributários pode tanto ser utilizado para o abatimento de impostos futuros, como ser recebido em espécie. Assim, sua loja é restituída do valor que lhe é de direito – valores referentes até 5 anos para trás.

3 – Melhoria nos processos de gestão

Quem disse que ter uma boa gestão deve ser um objetivo almejado apenas por grandes empresas? Não importa o tamanho do seu negócio, você precisa aplicar as melhores práticas para crescer e se manter relevante em um mercado competitivo.

Uma boa gestão é realizada através de diferentes estratégias e mecanismos que visam otimizar o seu desempenho, e assim alcançar melhor produtividade e rentabilidade. 

A revisão tributária e fiscal se encaixa nessas estratégias, permitindo que sua loja de autopeças realize o correto recolhimento dos impostos e, muitas vezes, reduzindo seus custos.

4 – Permite ter uma atuação preventiva

As leis referentes aos tributos em nosso país não são eternas. Não raro, medidas são aplicadas pelo executivo, alterações são promovidas pelo legislativo e questionamentos são realizados junto ao legislativo.

A revisão tributária regular permite manter-se atualizado e identificar pontos controversos que podem ser tratados de forma preventiva, evitando o pagamento indevido de impostos que prejudica o lucro de sua loja.

Caso uma decisão judicial considere ilegal uma instrução normativa relacionada aos tributos, extinguindo a necessidade de pagamento para alguns setores, por exemplo, quem não realiza a revisão dos pagamentos dos impostos está desperdiçando recursos.

5 – Melhora o planejamento de preços

A definição dos preços de seus produtos e serviços é uma das etapas mais importantes para a sobrevivência de seu negócio. É preciso cobrir os custos ao mesmo tempo em que se mantém competitivo.

Calcular preços sem que os valores definidos sejam capazes de cobrir todos os custos e gastos envolvidos pode significar o fim de sua loja, mesmo que o preço baixo se reverta em aumento em vendas.

A revisão regular permite trabalhar com dados reais e atualizados, garantindo que, no momento de planejar seu preço, os valores de impostos estejam embutidos nos mesmos, mantendo sua competitividade e liquidez.

A revisão tributária e fiscal como aliadas da sua loja de autopeças

Temos certeza que ninguém sabe mais sobre peças de carros, atendimento ao cliente e gestão de seus funcionários que você. É você que está diariamente lidando com os desafios do seu negócio, que não são poucos.

Compreender os pormenores da legislação tributária brasileira, sendo capaz de se beneficiar da mesma, não é uma tarefa fácil. Exige tempo e estudo. Tempo que você pode se dedicar a outras tarefas e atividades que agreguem mais valor, seja a sua loja ou vida pessoal.

Contar com uma assessoria tributária é garantir que revisão tributária e fiscal será realizada regularmente, reduzindo seus custos com impostos ao mesmo tempo em que se mantêm em dia com o Fisco. Assim, sua loja de autopeças conquista os melhores resultados.

Para saber mais sobre como a gestão tributária faz a diferença em seu negócio, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

Regime Tributário

Sua Empresa é: