Santo-Tributo-estrategia-tributaria-3-ideias-para-aplicar-a-partir-dessa-semana

Estratégia tributária: 3 ideias para aplicar a partir dessa semana

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Contar com uma boa estratégia tributária já se tornou inevitável para empreendedores que não querem ir à falência por conta da alta carga tributária brasileira. Se você é um deles, continue conosco!

Em 2019, 35,17% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) foi representado apenas pela carga tributária. Ou seja: mais de um terço do que produzimos vai para os cofres públicos.

Esse percentual cresceu por conta do aumento de arrecadação tanto da União quanto dos estados e municípios. As maiores representações foram do IRPJ (Imposto de Renda das empresas) com o crescimento de 40% e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com o crescimento de 30%.

Todo esse aumento de carga tributária alcançou a marca de 2,6 trilhões de reais – isso significa 4 meses de muito trabalho apenas para pagar tributos.

Um outro motivo para isso acontecer é que a carga tributária brasileira é tão complexa que os empreendedores pagam por tributos que não precisam – principalmente em farmácias e autopeças de regime monofásico, que ocorrem normalmente uma bitributação.

Para evitar trabalhar 4 meses apenas para pagar tributos, alguns empreendedores usam estratégias tributárias legais e comprovadas. Separamos as melhores para te ajudar. Confira!

3 ideias de estratégia tributária

1 – Planejamento Tributário

Uma ideia de estratégia tributária, que é uma das principais para as empresas atualmente, é a de fazer o planejamento tributário. Isso significa, basicamente, identificar o cenário que a sua empresa está, analisar a legislação e escolher opções melhores para pagar os tributos.

Como contribuinte, você tem duas opções para diminuir os encargos tributários: a elisão fiscal (conhecida como planejamento tributário) ou a evasão fiscal (conhecida como sonegação).

A evasão fiscal é ilegal e usa procedimentos fraudulentos para violar a lei ou o regulamento fiscal. Geralmente, ela não é perdoável, já que é flagrante e o contribuinte se opõe à lei conscientemente.

Já o planejamento tributário é uma estratégia que conta com vários sistemas legais para diminuir o pagamento de tributos. Assim, você estrutura o seu negócio da maneira preferida, autorizada pela lei, levando em conta oportunidades na legislação para diminuir os seus custos.

Dentre as características consideradas para o planejamento tributário, estão: faturamento, produtos, localização, número de funcionários, serviços, objetivos da empresa etc. Uma das primeiras atitudes pode ser, por exemplo, analisar o regime tributário ou a estrutura societária.

+ Para saber mais sobre planejamento tributário, pode conferir este outro artigo.

2 – Revisão Tributária

A revisão tributária é um tipo de apuração profunda e detalhada sobre todos os impostos federais que sua empresa está pagando ou precisa pagar. Isso é feito por meio de uma análise sistemática das tributações que representam corretamente o ambiente da empresa.

Essa estratégia tributária pode ter várias finalidades, como:

  • Evitar pagar impostos a maior
  • Diminuir os atrasos nos cumprimentos das declarações
  • Reduzir os valores que a empresa paga com tributos
  • Trocar o enquadramento da empresa, caso seja necessário
  • Adequar o regime tributário

Mas todos eles levam a uma finalidade em comum: identificar oportunidades tributárias que não são tão explicadas pelo governo e que os empreendedores não sabem que têm direito.

A revisão é uma estratégia tributária que pode ser aplicada nos seguintes cenários:

  • Operacional
  • Preventivo
  • Estratégico
  • Corretivo

+ Para saber mais sobre revisão tributária, pode conferir este outro artigo.

3 – Reestruturação Societária

Pode ser que você não saiba, mas os tributos pagos são diretamente relacionados à estrutura societária da sua empresa. O seu maior concorrente pode estar à sua frente por um simples motivo: ele organiza a estrutura de negócios melhor do que você.

A estrutura societária considera as características que envolvem seus sócios, acionistas e as situações que podem ocorrer, como: alteração de participação, gerenciamento, segregação das atividades, holding’s, entre outros.

Essa estratégia tributária também é chamada de reorganização societária, que pode ser feita por meio das operações societárias – como, por exemplo, as fusões, cisões, transformações e incorporações.

Fazer a reestruturação societária é uma grande estratégia tributária e também de negócios, permitindo:

  • Maximizar as oportunidades de crescimento no seu segmento;
  • Reduzir custos tributários;
  • Diminuir a concorrência;
  • Ter acesso maior a créditos e financiamentos;
  • Garantir os direitos dos sócios e acionistas;
  • Aumentar a competitividade interna e externa;
  • Aumentar a eficiência e a longevidade da empresa.

+ Uma das tarefas mais comuns aqui na reestruturação societária é a de identificar e analisar possíveis mudanças no regime tributário. Saiba mais aqui.

Essas ideias de estratégia tributária recuperaram R$ 5 milhões para os nossos clientes

Além da recuperação de créditos que fizemos para os nossos clientes, os 3 tipos de estratégia tributária passados aqui também evitaram mais impostos indevidos a curto prazo.

Ou seja: nossos clientes pagam menos nos produtos e ganham competitividade, concorrendo diretamente até com grandes redes. Tudo isso é possível por causa dos nossos peritos financeiros que prestam auxílio e consultoria personalizada.

Quer saber como recuperamos tanto dinheiro assim para os nossos clientes de forma legal? Acesse este conteúdo e confira.

P.S.: Se você tem alguma dúvida sobre a melhor estratégia tributária, deixe um comentário e vamos te ajudar.

 

Postado por Santo Tributo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

Regime Tributário

Sua Empresa é: