Santo-Tributo-Impostos-sobre-produtos

Impostos sobre Produtos: será que você também paga sem saber?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Manter uma empresa não é uma tarefa fácil, e as obrigações fiscais não podem ser um empecilho para que os empreendedores alcancem o sucesso. Por isso, estamos aqui para te auxiliar!

Se você é um empreendedor ou deseja abrir um novo negócio, compreender sobre questões fiscais, como impostos sobre produtos, é imprescindível para que haja garantias de que a empresa está sendo desenvolvida de acordo com a legislação.

Dessa forma, será possível fazer com que seu negócio cresça de forma eficiente.

Para realizar vendas em nosso País, é necessário arcar com tributos que incidem sobre elas. Como ter esse controle? Como compreender quais impostos você deve pagar?

Quer conhecer mais sobre este assunto? Garantimos que ele é, sem dúvidas, essencial para o bom desenvolvimento do seu empreendimento. Neste artigo, falaremos tudo sobre os impostos sobre produtos. Confira!

 

A importância da organização em seu empreendimento

Ser um bom empreendedor não é uma tarefa fácil. É necessário que haja dinamismo e dedicação, por isso a importância de saber que gerenciar vendas e ter o controle adequado das notas fiscais e das ações tributárias é essencial!

É preciso cuidar de toda a organização do negócio, principalmente quando se trata de impostos sobre produtos, o que acaba promovendo redução de custos e isenção de multas.

Portanto, é preciso haver revisões e controles de notas e ficar atento para garantir que todos os impostos sejam recolhidos corretamente. Para isso, é de suma importância que você, empreendedor, conheça os impostos sobre produtos.

Em geral, grande parte vem das próprias notas fiscais. Nelas, existem informações sobre os produtos, servindo também para que o governo possa fazer o recolhimento dos devidos impostos.

Há taxas presentes em todas notas fiscais. Acompanhe a seguir!

 

Tipos de Impostos sobre Produtos e outras taxas

-> Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI)

Esse imposto é cobrado somente em produtos que estão relacionados a industrialização. 

Portanto, todo e qualquer produto que têm alguma modificação em sua natureza, acabamento, funcionamento, apresentação, será cobrado IPI [veja mais aqui]. O que implica dizer que produtos que não sofreram modificações desde a sua fabricação, estão isentos.

 

-> Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)

É um imposto sobre vendas de produtos, obrigatório em notas fiscais. Trata-se de uma cobrança do Governo Federal relacionada a cada produto vendido, ou serviço de comunicação realizado. Os valores variam de acordo com tabelas estabelecidas em cada Estado.

 

-> Imposto Sobre Serviços (ISS)

É um imposto de extrema importância, obrigatório em qualquer nota fiscal de serviços. Sua taxa é recolhida na cidade em que o serviço foi prestado, a alíquota varia de acordo com cada Cidade.

Se a sua empresa vende serviços em vez de produtos, O ISS é o imposto que vai ser recolhido no seu caso.

 

-> Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Está relacionado ao faturamento mensal do empreendimento e varia de acordo com a receita de cada uma. Trata-se de financiamentos da previdência social, saúde e assistência social do trabalhador. 

Além do COFINS, também há um outro tipo de imposto, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), no qual o valor é descontado diretamente do total de vendas.

-> Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)

Trata-se de serviços para financiar o seguro-desemprego e o abono salarial.

 

-> Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ)

É um imposto cobrado a cada pessoa jurídica, a cada três meses ou ano. A alíquota é de 15% do faturamento registrado, quando o lucro passa de R$ 20 mil por mês, há um adicional de 10%.

 

Considerações importantes

Sabemos que são muitos os impostos cobrados sobre os empresários, principalmente no que diz respeito a vendas, no entanto eles são necessários e obrigatórios, por isso é essencial o estudo e o conhecimento sobre eles.

Vale ressaltar que o valor de cada imposto varia de acordo com a cidade ou estado que a empresa está localizada, para onde ela está prestando o serviço ou vendendo o produto, como também do próprio regime tributário – que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Agora que você conheceu os impostos sobre produtos existentes, temos certeza que vai evitar erros na hora de conferir notas; como citado acima, o controle e organização das mesmas é de suma importância!

O bom empreendimento é resultado de uma boa organização, o que inclui o gerenciamento e conhecimento dos impostos, esperamos que nosso artigo possa te auxiliar nesta caminhada rumo ao sucesso!

Mas, é claro, se você ainda está em dúvida sobre como fazer isso, é só deixar um comentário e nós vamos te ajudar!

 

Postado por Santo Tributo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

Regime Tributário

Sua Empresa é: