Santo-Tributo-Recuperação-de-Imposto-Lucro-Real2

Recuperação de imposto lucro real: 3 dicas para fazer a sua

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

O planejamento tributário de uma empresa, não é uma tarefa fácil. Existem muitos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos. Como por exemplo: a recuperação de Impostos lucro real. Diversas empresas não se beneficiam, ou não conhecem este direito. Saiba tudo sobre este tema neste artigo!

Se você é empreendedor ou trabalha na gestão de planejamento tributário, sabe muito bem o quanto os impostos estão presentes, em larga escala,  no faturamento de empresas.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, as empresas brasileiras chegam a pagar 34% de seu faturamento em impostos. Já em outros países, este número é significativamente menor, os impostos alcançam cerca de 22,96%.

Por isso, é importante se atentar às formas de planejamento tributário, que visam reduzir impostos.

Neste artigo, abordaremos uma das principais ferramentas que permitem a redução tributária, a recuperação de imposto lucro real.

A recuperação de Impostos é a recuperação de tributos, taxas e contribuições realizados pela empresa, mas que foram cobrados de forma incorreta pelo governo, ou seja, toda vez que impostos são cobrados de forma ilegal a empresa tem o direito de recuperação tributária.

Lucro real é o imposto cobrado sobre o que a empresa de fato, lucrou. Ao contrário de outros tributos, como o lucro presumido, que tem como base o segmento daquela empresa.

Se você quer saber tudo sobre a recuperação de imposto lucro real, e garantir um planejamento tributário eficiente, confira 3 dicas valiosas que separamos para você!

 

Recuperação de Impostos

Impostos podem ser cobrados de forma ilegal, o governo também pode cometer erros. E toda vez que tributos ou taxas forem cobrados de forma inadequada, a empresa tem o direito a recuperação de impostos, e isso vale para todas sejam elas privadas, públicas, pequenas ou grandes.

Alguns exemplos comuns de impostos sendo cobrados de forma incorreta são:

  • Princípio da anualidade, ou seja, um tributo novo só pode ser realizado um ano depois de sua publicação.
  • Aumento da alíquota de forma incorreta, pois a mesma só pode ser aumentada por lei, e não por portaria.

As ações que visam a recuperação tributária devem ser realizadas de forma adequada, para que haja garantias de compensação dos impostos pagos. Desta forma, é importante que haja um planejamento tributário eficiente.

O mesmo, muitas vezes é negligenciado por muitas empresas. No entanto, a sua inserção pode trazer oportunidades de redução de custos e melhorias nos resultados.

Sua principal finalidade é gerar benefícios e novas estratégias de gestão, que visam o aumento do lucro da empresa.

Sabemos que nosso país possui uma alta incidência de impostos e tributos.

Por meio do planejamento tributário, com a utilização de estudos e análises comparativas de impostos, torna-se possível compreender o recolhimento de todas as taxas e, ligado a isto, identificar oportunidades de redução e recuperação dos tributos.

 

Lucro real

O lucro real é um dos modelos tributários utilizados no Brasil. Seu cálculo é considerado o mais complexo, no entanto, segundo especialistas em contabilidade, considera-se que o mesmo é um dos impostos mais justos.

Pois só há cobrança do imposto de renda, se houver lucros.

Neste modelo, a forma de apuração dos valores de uma empresa, estão diretamente relacionados a duas cobranças principais: o Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Para calcular o valor, é necessário que a empresa mostre seus resultados. Para que o tributo seja cobrado de acordo com o lucro líquido do período em questão.

Geralmente, sua cobrança é realizada em períodos trimestrais, porém também pode ser cobrada anualmente.

Conforme citado acima, especialistas consideram que este é um dos sistemas mais justos, em comparação aos demais.

Pois o valor a ser pago dependerá, diretamente, do desempenho daquela empresa, ou seja, ela pagará mais quando obtiver mais lucros.

O que implica dizer, que ela não precisará pagar impostos caso apresente um resultado negativo.

 

Como efetivar a recuperação de imposto lucro real: 3 dicas!

Agora que você pôde compreender do que se trata a recuperação de impostos e a importância do planejamento tributário eficiente para uma empresa.

E também o que é o lucro real e suas principais características, separamos 3 dicas valiosas para a realização da recuperação de imposto lucro real, para sua empresa. Confira:

 

  • Levantamento de dados:

 

Para o primeiro passo, é necessário que haja um levantamento integral dos tributos relacionados ao lucro real, que foram ilegalmente cobrados pelo governo e que foram pagos pela empresa.

Para isso, é importante que o gestor de planejamento tributário esteja atento aos impostos pagos, e também conheça as especificidades legais dos tributos.

 

  •  Correção monetária:

 

Em seguida, deve ser feito a correção monetária, com valores atualizados e corretos, neste passo aplica-se sobre os tributos a taxa básica de juros (SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

 

  • Procedimento legal:

 

E por fim, por medida judicial ou por meio de procedimento administrativo, a empresa fica apta à recuperação tributária

 

Estratégias que visam redução de custos!

Se você chegou até aqui tenho certeza que pôde compreender o quanto é importante estar atento aos impostos pagos por sua empresa.

A compensação de imposto lucro real, pode ser uma excelente estratégia de redução de custos.

Muitos empreendedores negligenciam, ou até não sabem do que se trata a recuperação de impostos e o planejamento estratégico tributário, no entanto a sua inserção traz benefícios notáveis.

O levantamento minucioso dos tributos relacionados ao lucro real, cobrados de forma ilegal, podem contribuir, significativamente, para aspectos como:

  • identificação de redução de gastos;
  • melhoria na gestão financeira; e
  • realização de novos investimentos ou até, ampliação do negócio.

Para isso, é imprescindível que você empreendedor esteja atento a todas as ações executadas em sua empresa, e ampliar o seu olhar para serviços especializados é essencial.

Não se trata de novos gastos, mas de investimentos! O bom desenvolvimento de seu negócio, conta com visões estratégicas especializadas, e para isso estamos aqui!

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? Já utilizou a recuperação de imposto lucro real em sua empresa? Conte-nos sua experiência, enriqueça nosso conteúdo com o seu comentário! 

 

Postado por Santo Tributo STO TRIBUTO_FOTO BLOG-recuperacao-de-imposto-lucro-real

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

Regime Tributário

Sua Empresa é: