Santo-Tributo-o-que-e-esocial-recuperacao

O que é eSocial e como fazer a recuperação previdenciária nesses casos?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Muitos empreendedores ainda perdem dinheiro por não saber o que é eSocial e, por isso, perdem a oportunidade de fazer a recuperação de crédito previdenciário. Saiba mais sobre isso nesse artigo!

Você tem uma empresa aberta que tem como regime o Lucro Presumido ou Lucro Real e agora conta com um número maior de colaboradores? Sentimos muito, mas você já perdeu bastante dinheiro por não fazer a recuperação de créditos previdenciários!

[lwptoc]

Tudo isso porque o sistema tributário é complexo, dificulta a vida dos empreendedores e demora para ser feito. Sim, sabemos que é totalmente burocrático e você não tem obrigação de se aprofundar nisso, afinal já tem muita coisa para se preocupar.

A boa notícia é que existe uma forma de simplificar toda essa burocracia!

Tudo isso com um sistema que simplifica a entrega dos tributos e ainda ajuda a mitigar os erros previdenciários. Curioso? Descubra de uma vez por todas o que é eSocial e como isso vai mudar o rumo da sua empresa a partir de hoje!

O que é eSocial

Pensando na enorme burocracia e na quantidade de erros no preenchimento das informações enviadas, o Governo criou o eSocial, que é um sistema onde o empregador vai comunicar ao Governo as informações relativas aos trabalhadores, sejam elas previdenciárias, trabalhistas ou tributárias.

Antes de falarmos o que é eSocial e como ele pode te ajudar, imagine a seguinte situação… 

Você chega na sua empresa e já recebe uma enxurrada de problemas e atividades; de repente, você está totalmente atarefado com as obrigações administrativas da sua empresa.

Seu dia fica corrido, como de costume, precisando resolver tanto problemas estratégicos, quanto de funcionários e de entrega de produtos/serviços para os seus clientes.

Cheio de papéis para analisar, você passa o dia com a cabeça ocupada e esquece das questões sobre as obrigações trabalhistas de novos funcionários e dos antigos.

Acaba esquecendo porque está totalmente atarefado e são muitas obrigações acessórias para você, sozinho, tomar nota.

Bem, isso é ruim para a otimização do tempo que você precisa, correto?

 

O que é eSocial: o objetivo é otimizar seu tempo!

O objetivo do sistema eSocial é fazer com que você diminua seu gasto de tempo com questões relacionadas às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, integrando tudo em um único sistema de controle e informações.

Você terá um processo simplificado, porque todos os documentos estarão englobados e isso diminuirá seu gasto de tempo e energia ou, até mesmo, o do departamento de RH, fazendo com que eles possam trabalhar em outros processos da empresa.

 

Sistema Substituído e Obrigações eSocial

O eSocial simplificado, que vai começar a ser válido a partir de 2021, substitui algumas obrigações acessórias existentes.

Se você é um empresário de longa data ou está começando a sua empresa agora, está livre de entregar separadamente 15 documentos:

DIRF — Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;

GFIP — Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;

CAGED — Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;

RAIS — Relação Anual de Informações Sociais; 

>Livro de Registro de Empregados;

>Folha de pagamento;

>Quadro de Horário de Trabalho;

MANAD — Manual Normativo de Arquivos Digitais;

PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário;

GRF — Guia de Recolhimento do FGTS;

CAT— Comunicação de Acidente de Trabalho;

CD — Comunicação de Dispensa;

GPS — Guia da Previdência Social.

 

Benefício para Todos – Empresas e empregados

Você e sua empresa terá algumas vantagens ao descobrir na prática o que é eSocial, como:

  1. Ações simples nos processos, sem aquela dor de cabeça com muitos documentos.
  2. Aumento de produtividade, pois você vai otimizar seu tempo.
  3. Sem erros de cálculos e centralização de informações, isto é, praticidade para você e sua equipe de RH.
  4. Segurança Jurídica com a plataforma eSocial e substituição de diversas obrigações, sem estresse, pois agora é apenas uma única operação padronizada.

E seus funcionários terão garantia das informações trabalhistas e previdenciárias, de forma transparente.

Isso significa que será seus funcionários e você estarão seguros de riscos que podem perder informações com o passar do tempo.

 

Forma Simples no funcionamento do eSocial

Se você tem dificuldades de compreender o funcionamento de certos sites tributários, fique tranquilo, iremos passar alguns passos que você deve tomar:

1º passo – Você deve entrar no site www.esocial.gov.br para se cadastrar – os seus dados precisam ser validados pelo sistema.

Esses dados serão o CNPJ ou CPF e, para os seus empregados, é necessário cadastrar CPF e CNIS para a validação das informações.

2º passo – Depois de criar seu cadastro, você vai escolher a melhor maneira de enviar as informações diárias, podendo ser enviadas uma única vez ou, se preferir, elas podem ser feitas por cada pessoa, de forma individual, responsável por uma rotina.

Mas essa ação é segura?

Você não precisa ficar preocupado em relação a segurança. Isso porque foi montado um Sigilo Fiscal para que os empregadores possam se sentir seguros com o repasse de informações.

Esse Sigilo funciona por meio de um Certificado Digital – empresas que contêm dois ou mais empregados, terão direito.

Outras empresas poderão fazer o controle através de um código de acesso. 

Assim, apenas o empregador terá acesso a todos os dados dos empregados, sem fornecimento a nenhuma outra pessoa, seja física ou jurídica.

 

Principais informações exigidas

Como foi mencionado no tópico anterior, os dados para o seu cadastro são CNPJ ou CPF, certo?!

Mas existem algumas informações principais que são exigidas; alguns indicadores também são considerados na base RFB (Receita Federal Brasileira).

Por exemplo, quando o empregador faz uso do CAEPF ou CNO (CEI de obra), é necessário utilizar dados na hora da validação.

Agora, existem alguns pontos críticos a serem mencionados e um deles é sobre admissões, desligamentos e pagamentos de férias retroativos.

Tais situações não poderão mais ser feitas, porque isso gera muita insegurança e alerta na fiscalização.

Outra informação importante é que o eSocial funciona a partir de eventos, que são ações que ocorrem dentro das empresas e que demandam certa resposta dentro do sistema.

Como por exemplo os Eventos Iniciais que consiste em levar a classificação fiscal e a sua estrutura administrativa. Um exemplo é o S-1000 – Informações do Empregador.

 

eSocial e recuperação de créditos previdenciários

Saber o que é eSocial também dará a você uma facilidade para recuperação de créditos previdenciários.

Isso porque a compensação tributária unificada só poderá ser aplicável às pessoas jurídicas que utilizarem o eSocial para que exista a apuração das contribuições previdenciárias.

Assim você também pode efetuar a Compensação Cruzada, que prevê a possibilidade de fazer a compensação previdenciária com quaisquer tributos federais.

Na prática, a Compensação Cruzada é uma ferramenta de Recuperação de Créditos Previdenciários, isto é, você pode aproveitar essa Recuperação para compensar débitos de outros tributos federais.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que é eSocial e as grandes vantagens que ele oferece para você? 

A partir daqui, você pode seguir dois caminhos:

1 – Fale com nosso especialista para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é eSocial na prática e como isso pode mudar completamente as finanças e a produtividade da sua empresa.

2 – Saiba mais sobre a facilidade que esse sistema te oferece para a Recuperação de Créditos Previdenciários, o que é essa recuperação e tudo o que ela tem a te oferecer. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais, esse vai ser o tema da próxima semana!

 

Postado por Santo Tributo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on reddit
Share on telegram

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta