Como conseguir o ressarcimento tributário para Autopeças

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Guia prático de como conseguir o ressarcimento tributário para Autopeça

Tudo o que você precisa saber para conseguir o ressarcimento tributário para Autopeça

De antemão, o ressarcimento tributário para Autopeças é uma prática jurídica legal que visa recuperar os impostos pagos indevidamente pela sua empresa, ou que foram debitados a maior. 

Para muitas instituições, esses valores recuperados representam um alívio nas contas e até mesmo a oportunidade de investimentos pontuais. 

Desse modo, nesse texto falaremos sobre o que é o ressarcimento tributário para Autopeças, como ele funciona, suas formas de recebimento e muito mais.

Confira!

Veja também:

O que é o ressarcimento tributário para Autopeças?

O Ressarcimento tributário para Autopeças, ou recuperação de crédito tributário, nada mais é do que a compensação de valores em razão do pagamento de impostos, taxas e contribuições cobradas indevidamente, ou com uma quantia acima do esperado.

São muitos os tributos devidos pelas empresas, entre obrigações federais, estaduais e municipais, onde cada um deles precisa ser recolhido pelas organizações dentro do prazo estabelecido pelo Fisco.

Entretanto, devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, com todas as suas normas e alterações frequentes, é comum empresas pagarem por tributos impróprios ou até mesmo despenderem de valores acima do acordado.

Desse modo, os tributos pagos a maior ou indevidamente por sua empresa podem ser recuperados e utilizados como crédito tributário, para compensar outros tributos de mesma natureza ou gerar caixa para a organização. 

Portanto, o ressarcimento tributário nada mais é do que o retorno desses valores tributários à empresa, por meio de um processo administrativo ou judicial.

Como funciona o ressarcimento tributário para Autopeças?

Primeiramente, os especialistas contábeis contratados para dar andamento neste processo farão um levantamento de todos os impostos pagos pela sua empresa nos últimos 5 anos. 

Após isso, um analista tributário buscará por oportunidades de ressarcimento analisando todos os valores que foram pagos a maior ou indevidamente.

Nesse sentido, imaginemos que você queira recuperar tributos previdenciários. Para isso, será preciso analisar as folhas de pagamento dos últimos 5 anos e também suas declarações GFIP transmitidas.

A partir daí, é criado um relatório com todos esses tributos pagos erroneamente, onde será utilizada a fundamentação legal para requerer os créditos tributários. 

Com relação a outros impostos, é preciso seguir com uma análise das declarações transmitidas ao governo, notas fiscais e outros documentos que mostram os custos, encargos e despesas de cada obrigação fiscal.

Por fim, será realizada a solicitação da recuperação desses valores via processo administrativo ou judicial, como aconteceu com a Magazine Luiza, que venceu uma ação judicial de R$ 250 milhões devido à recuperação do ICMS.

Como receber o valor total da restituição?

A princípio, é possível ser restituído pelos impostos indevidos de duas maneiras: depósito em conta e abatimento de tributos (créditos tributários).

Na primeira opção, você terá o valor depositado na conta jurídica da sua empresa ao final do processo — lembrando que em hipótese alguma, o pagamento poderá ser feito na sua conta pessoa física ou de algum dos sócios. 

Na segunda opção, os valores que a sua empresa tem a receber poderão ser abatidos nas próximas apurações. Entretanto, é importante ressaltar que esse abatimento será referente somente ao PIS e ao COFINS.

Quanto tempo dura o processo de ressarcimento tributário para Autopeças?

Embora o processo de ressarcimento tributário para Autopeças não se dê de forma tão rápida, ele também não costuma demorar tanto. Geralmente, ele costuma durar de 30 a 60 dias, contando desde a análise inicial até o recebimento de todos os créditos que precisam ser restituídos. 

Contar com uma empresa especializada nesse sentido pode fazer toda diferença, mitigando a ocorrência de erros durante a solicitação e evitando que o processo se estenda ainda mais. 

Por último, um primeiro diagnóstico para análise de potencial de recuperação pode ser entregue em um prazo curto, de até 7 dias úteis.

O ressarcimento pode trazer algum problema para o meu negócio? 

Alguns empresários têm medo de solicitar o ressarcimento tributário para Autopeças, alegando que isso chamará a atenção da Receita Federal. 

Todavia, conforme já mencionamos no texto, esse é um processo totalmente legal e ocorre dentro da lei. 

Além disso, se a empresa está em dia com todas as suas contas, não há motivos para ter medo de nenhum órgão federal. 

Um problema enfrentado pelos fiscais ao analisarem os pedidos de recuperação tributária está intrinsecamente relacionado à falta de honestidade de algumas empresas, que mesmo não tendo nada receber, tentam burlar o sistema de alguma forma. 

 Assim, existe uma espécie de fiscalização realizada pela Receita para garantir a transparência de todo processo. E é justamente esta perícia que é cercada de mitos, bastante difundidos no mundo dos negócios e que muitas vezes se qualificam como inverdades. São eles:

  • Muitas pessoas acham que os agentes da receita irão averiguar o seu negócio ao requisitarem o ressarcimento tributário para Autopeças, o que é uma mentira, tendo em vista que os fiscais são obrigados a seguirem somente o plano anual de fiscalização estipulado pelo próprio órgão federal;
  • Por último, o ressarcimento tributário para Autopeças não vai trazer problemas para o seu negócio. Tudo o que você precisa fazer é manter distância de créditos de terceiros e utilizar somente créditos próprios, provenientes de pagamentos indevidos ou a maior de seu próprio negócio.

Conte com a Santo Tributo para fazer a correta recuperação tributária em sua Autopeças

O ressarcimento tributário para Autopeças, acima de tudo, é uma excelente maneira de recuperar os pagamentos realizados de maneira indevida, muito em função da complexidade do atual sistema tributário brasileiro. 

Caso opte por dar andamento no pedido, é fundamental que o faça com ajuda de um profissional da área, já que somente desse modo será possível obter bons resultados e reduzir o tempo de espera. 

Portanto, não hesite em contar com a Santo Tributo

Afinal, somos especialistas em restituição, ressarcimento e compensação de impostos, e vamos ajudar você em todo o processo.

Entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR O RESSARCIMENTO TRIBUTÁRIO PARA A SUA AUTOPEÇAS!

Classifique nosso post
Summary
Como conseguir o ressarcimento tributário para Autopeças
Article Name
Como conseguir o ressarcimento tributário para Autopeças
Description
Guia prático de como conseguir o ressarcimento tributário para Autopeça. Confira agora mesmo mais informações sobre tributos em sua autopeça.
Author
Publisher Name
Santo Tributo
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Santo Tributo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O que você precisa saber sobre Impostos para farmácias e…
Cresta Posts Box by CP