É possível através da revisão de cadastro de produtos elevar o lucro da empresa, sendo essa atividade uma importante estratégia para fortalecer as vendas no varejo.
Porém, esse tema ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores, mas precisa ter a merecida atenção para evitar inconformidades ou não gerar promoções e baixo impacto.
Geralmente, o processo de cadastro de produtos é realizado nas primeiras etapas das atividades da empresa, seja ela atuante no setor industrial, atacado ou varejo.
A empresa deve, desde então, fazer a definição do posicionamento e da destinação de cada produto, sua natureza e estilo de utilização. A mercadoria ou produto pode e deve ser registrado para revenda, item de consumo, matéria-prima e entre outros modos.
Inicialmente, cada tipo de produto poderá ser enquadrado no planejamento tributário conforme a sua inscrição no NCM, sendo ele um importante identificador para a definição de quais tributos serão aplicados na entrada e saída dos produtos em cada situação ou transação comercial.
Geralmente, a movimentação e venda de produtos pode incidir o pagamento de tributos como COFINS, PIS, IPI, IRPJ, ICMS e CSLL.
Dessa forma, fazer o cadastramento certo pode ajudar a impulsionar as vendas e elevar o faturamento de modo estratégico.
Neste artigo falaremos mais sobre esse tema e como esse tipo de revisão é importante para a empresa.
Revisão de cadastro de produtos
Em uma empresa, independente de seu porte, é importante manter a política de cadastro de documentos, pessoal, matéria-prima e de todos os produtos que a empresa pretende fabricar e distribuir em seus mercados.
De todo modo, o processo de cadastramento de produtos é correspondente a um processo que visa reunir as principais informações de um determinado produto fabricado e disponibilizado para a venda.
Considerando esse registro a empresa poderá gerar código de barras específico. Ao ter o código de barras impresso no produto, ele ajuda na identificação, precificação no sistema e na localização no setor de vendas.
É de suma importância contar com esse tipo de cadastro para viabilizar processos de distribuição, precificação e de vendas, além das operações e gestão de estoque nos estabelecimentos comerciais.
Podemos destacar que o registro de produtos serve como base para desenvolver uma boa gestão organizacional que auxilia bastante no atendimento do mercado, principalmente no setor varejista, ao considerar a geração de grande volume de movimentação de produtos.
Como funciona?
É importante saber como funciona a revisão de cadastro de produtos, pois, depois que o produto está cadastrado no sistema de uma empresa ou revendedor, poderá ser necessário fazer ampla revisão sobre preços, unidades disponíveis, devoluções e entre outros fatores que, quando bem organizados, mantêm a capacidade de atendimento de uma empresa e, consequentemente, elevam as vendas.
Nas empresas mais responsáveis, a realização desse tipo de registro, bem como de sua revisão, é parte do dia a dia organizacional, sendo uma atividade obrigatória para quem produz, distribui e, principalmente, para quem compra e vende mercadorias.
Em todo o processo, o revendedor precisa contar com informações e dados específicos do produto a ser informatizado no sistema, inserindo o seu nome, o tipo de produto, o número do código, o seu custo unitário, o preço de venda, o nome da empresa fornecedora, a classe ou natureza do produto e detalhes da descrição que podem abranger o tamanho, volume, peso, cor, entre outros atributos.
A correção relativa a sua descrição pode justificar a revisão de cadastro do produto no portfólio da empresa ou do revendedor.
Manter todos esses dados corretos pode, por exemplo, impactar o processo de pagamento de impostos como PIS, COFINS, ICMS, ISS, entre outros.
Com todos os dados em mãos, a empresa poderá pagar menos impostos (ou evitar pagar imposto desnecessário), pode ampliar a compra por escala, elevar a margem de vendas e de faturamento e, na ponta, elevar a porcentagem de lucro da empresa, graças a um registro bem direcionado.
Processo de oferta
Para o processo de oferta, a revisão ajuda a revisar preços e até realizar ações promocionais para ativar o cliente.
De todo modo, a revisão de cadastro de produtos pode ajudar a aumentar a quantidade de produtos ou otimizar a quantidade atual no estoque, lembrando que quanto maior é o número da quantidade de produtos disponíveis no estoque, maior será o seu poder de mercado e, ao mesmo tempo, necessidade de controle e organização.
Até as pequenas empresas podem possuir um grande volume de estoque e de movimentação de mercadorias, o que gera uma intensa atividade no cadastro de cada item.
Classificação tributária
Para alguns empreendedores podem surgir dúvidas de como fica a classificação tributária das mercadorias.
O registro ainda implica classificação fiscal de cada mercadoria, seguindo o NCM e o GTIN. O NCM, no caso, é referente a um código usado pelo governo para definir qual tipo de tributo incidirá sobre determinado produto, com a probabilidade de ocorrer cobranças como IPI, ICMS, COFINS e PIS.
Evitar erros
É comum aparecer erros no processo de revisão de cadastro de produtos, incluindo a situação de duplicidade de informações ou de quantidade de um mesmo produto, erros na inclusão das informações no banco de dados de uma empresa e perda de dados dedicados para o controle do estoque e do inventário.
Essas inconformidades podem gerar conflitos de dados e gerar impactos na escrituração fiscal digital.
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É fundamental manter a organização bem orientada através da revisão de cadastro de produtos de forma estratégica e bem direcionada.
Esse tipo de revisão ajuda a pagar o imposto certo e muitas vezes reduz o impacto tributário, acelera o processo de identificação de cada item, além de mensuração do produto na esfera tributária.
Além da organização, essa revisão gera grandes benefícios, eleva a disponibilidade dos produtos, gera créditos fiscais e melhor orientação aos revendedores.
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