Fluxo de caixa: o que é, como fazer e os erros que você deve evitar no mercado

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
fluxo de caixa

Manter um fluxo de caixa atualizado pode ser um grande diferencial para a saúde financeira do seu mercado. Trata-se de uma poderosa ferramenta para ter uma visão clara sobre todas as movimentações financeiras realizadas – com dados sempre atualizados sobre a situação do caixa.

Mas como fazer um fluxo de caixa? E quais erros você deve evitar? Descubra logo a seguir!

O que é gestão de fluxo de caixa?

Simplificando, o fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai do seu mercado.

Quando seus clientes compram algo de sua empresa, você é pago. Muito trabalho duro é feito para que essas vendas aconteçam — com o dinheiro fluindo na outra direção em despesas como salários, suprimentos, materiais, distribuição, marketing e muito mais.

Seu fluxo de caixa é positivo quando sua empresa tem mais vendas e receitas do que despesas comerciais. Já o seu fluxo de caixa é negativo quando as despesas superam as receitas do período.

O gerenciamento de fluxo de caixa consiste em monitorar, estudar e ajustar seus recebimentos e despesas de caixa.

Erros comuns de fluxo de caixa a serem evitados

1. Confundir fluxo de caixa com lucro

Os proprietários de empresas estão sempre atentos ao faturamento e lucro dos seus negócios, certo? Porém, é preciso que fique claro que o fluxo de caixa e o lucro não são a mesma coisa.

O fluxo de caixa é o lucro líquido do dinheiro que entra ou sai de uma empresa a qualquer momento. O lucro é o dinheiro que resta quando você subtrai as despesas operacionais da receita.

É possível que seu negócio seja lucrativo e ainda tenha fluxo de caixa negativo impedindo que você pague despesas regulares e crie obstáculos em seus planos de crescimento. Por outro lado, sua empresa também pode ter um fluxo de caixa positivo e ainda assim achar difícil obter lucro.

2. Despreparo para o período de escassez

Dias chuvosos são inevitáveis ​​em um negócio. Você pode não receber os pagamentos em dia, ter dinheiro insuficiente para pagar suas dívidas, ter que investir repentinamente na reparação de equipamentos caros ou perder clientes durante uma crise. Tais despesas excessivas combinadas com reservas financeiras insuficientes podem levar sua empresa à falência.

A fim de evitar que isso aconteça, você pode criar uma reserva de emergência. E a melhor forma de começar a colocar isso em prática é reduzindo algumas de suas despesas atuais. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para economizar:

  • Defina uma meta mensal e reserve esse valor todos os meses.
  • Mantenha uma conta separada para evitar gastá-la em outro lugar.
  • Sempre tente reduzir as despesas não essenciais.
  • Se você receber um montante fixo como lucro ou recebível, tente alocar uma parte decente dele para essa conta.

Seu principal objetivo deve ser acumular dinheiro suficiente como uma rede de segurança para atender às suas necessidades durante o período de escassez, independentemente do desempenho do seu negócio.

3. Não lidar corretamente com pagamentos atrasados

Os pagamentos atrasados interrompem o fluxo de dinheiro em um negócio. Você precisará gastar muito tempo e esforço para negociar com os clientes que lhe devem. Há chances de que sua empresa fique sem dinheiro em caixa, dificultando o pagamento de suas próprias contas em dia e colocando seu próprio negócio em risco.

Como solução temporária, você pode optar por empréstimos para pagar seus fornecedores e funcionários em dia. No entanto, ainda é difícil realizar as atividades principais do negócio de forma eficiente com caixa insuficiente na mão.

Os pagamentos atrasados não podem ser evitados, mas podem ser gerenciados com o plano de ação correto. Aqui estão algumas sugestões:

  • Esclareça aos seus clientes, com antecedência, sobre as multas que você pode cobrar em caso de atraso nos pagamentos.
  • Se alguém não conseguir fazer pagamentos por um período prolongado, tente renegociar as condições de pagamento.
  • Considere recompensar os clientes que fazem pagamentos antecipados. Você pode oferecer um desconto em faturas em aberto ou fornecer um serviço gratuito. 

4. Tentar expandir muito rapidamente

Quando seu negócio está prosperando, você se depara com demandas crescentes por seus produtos e serviços. Quando isso acontece rapidamente, pode ser tentador usar o dinheiro em caixa para expandir os negócios rapidamente.

Investir em um espaço maior para o mercado, contratar mais funcionários e lançar novos produtos são apenas alguns cenários que indicam crescimento forçado. Embora essas iniciativas possam gerar mais receita de tempos em tempos, elas podem afetar severamente suas operações diárias se não forem planejadas corretamente.

Por exemplo, vamos supor que você está experimentando investindo em anúncios de mídia social para sua empresa. No primeiro mês de investimento, você recebe um bom retorno. Assim, você aumenta seu gasto com anúncios três vezes, esperando três vezes um aumento nas vendas.

Mesmo que você possa gerar mais leads, o que acontece se seus gastos com anúncios não forem diretamente proporcionais às vendas? Você pode acabar gastando mais do que ganha, levando a inconsistências no fluxo de caixa. Você pode precisar de um empréstimo de curto prazo para cobrir suas despesas mensais.

O crescimento forçado pode levar a problemas como gerenciamento inadequado de negócios, incapacidade suprir os níveis de estoque com rapidez suficiente para atender pedidos ou dificuldades no atendimento ao cliente.

A maioria dos empresários visa o crescimento sustentado. Planejar e estimar com eficiência os custos envolvidos na expansão pode ajudá-lo a gerenciar melhor suas saídas de caixa. No entanto, você também deve prever e reservar dinheiro para pagar seus funcionários e fornecedores em dia e ainda ter o suficiente para pagar pelo aluguel enquanto consegue converter o dinheiro recebido em pedidos de estoque.

Conte com os profissionais da Santo Tributo

A Santo Tributo é uma empresa focada em auditoria tributária, recuperação de créditos e redução da carga tributária, além de diversas outras atividades que são realizadas por nossos profissionais.

Estamos há mais de 20 anos no mercado e contamos com uma equipe de especialistas com larga experiência e conhecimento na área tributária.

Prezamos nos atualizar sempre com relação ao mercado para que estejamos sempre aptos e prontos para atender as necessidades de nossos clientes.

Você gostou das dicas de fluxo de caixa para o seu mercado? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Santo Tributo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Os tributos fazem parte das operações de qualquer empresa. Não…
Cresta Posts Box by CP