A diferença entre auditoria e consultoria tributária?, ainda que diferentes, é muito comum que ambas sejam conhecidas entre os empresários como similares.
Para sanar alguma dúvida que ainda possa existir vamos avaliar, cuidadosamente, cada uma dessas tarefas tão importantes dentro de uma empresa.
Auditoria tributária x consultoria tributária
Auditoria tributária auditoria e consultoria tributária
Interpretando o termo, auditoria é um estudo minucioso e constante de todas as atividades de uma empresa.
O objetivo é verificar se todas as práticas estão dentro do planejamento e se a implementação foi adequada às metas estabelecidas.
Na área tributária, a auditoria é feita em todos os demonstrativos e registros financeiros da empresa. Em grande parte, é utilizada por instituições de capital aberto.
A missão dos auditores, que se limita à parte contábil, é avaliar os processos e operações que tenham impacto direto no orçamento.
A auditoria tributária não investiga áreas, como departamento de RH ou estoques. Ela tem caráter vertical, ou seja, a análise é profunda e extremamente rigorosa.
Composta por diversas etapas, a auditoria tributária segue um cronograma:
- Mapeia procedimentos
- Identifica riscos
- Analisa controles internos para mitigar estes riscos
- Realiza testes para obter indícios que possam oferecer melhorias
Consultoria Tributária auditoria e consultoria tributária
O consultor é um especialista que, após várias análises, cria soluções para problemas que, porventura, estejam impedindo o desenvolvimento de uma empresa.
Ao contratar uma consultoria, a organização terá profissionais experientes fazendo uma varredura em cada setor (conforme sua especialidade) para elaborar relatórios e sugerir ações corretivas.
Tendo uma visão mais ampla, completa e abrangente, a consultoria tributária é responsável por melhorar o lucro da empresa e garantir bons resultados na esfera operacional.
Mas esses profissionais também têm capacidade de “enxergar” a necessidade de alterar o caminho que a empresa está seguindo com o intuito de aumentar o faturamento e diminuir custos. auditoria e consultoria tributária
Os consultores realizam as seguintes tarefas: auditoria e consultoria tributária
- Estudo de cada área da empresa
- Identificação de erros, desvios ou distorções
- Criação de um plano de ação para corrigir os problemas detectados
- Auxílio na tomada de decisões
Quando uma empresa deve contratar uma consultoria tributária? auditoria e consultoria tributária
Ao optar por uma consultoria externa, você terá uma visão neutra dos especialistas sobre o cenário real da sua instituição.
Já que o trabalho deles é específico, o diagnóstico final, sobretudo quando existe a necessidade de alterações imediatas, é mais preciso e completo.
Mesmo que sua empresa tenha uma excelente equipe de contadores a consultoria, pode ser extremamente relevante. É comum, inclusive, que ela ofereça cursos e palestras motivacionais. auditoria e consultoria tributária
Um outro fator que merece destaque é que uma consultoria está constantemente se atualizando.
De quebra você e sua equipe conquistam mais conhecimento técnico e prático das atividades inerentes ao seu negócio.
Para o empresário que gosta de manter-se alinhado ao mercado, essa prestação de serviço é indispensável.
Sem falar que os especialistas oferecem uma grande contribuição para a evolução da qualidade do atendimento e dos produtos.
Em suma, podemos dizer que o consultor é o profissional que avalia e sugere correções, enquanto o auditor aponta o problema.
As duas profissões são importantes para que sua empresa esteja em conformidade com a lei, não tenha prejuízos, permaneça atualizada e cresça.
Ficou alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários.
Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais!
Até o próximo post! auditoria e consultoria tributária
Postado por Santo Tributo | santotributo.com.br/