No geral, a auditoria fiscal e contábil andam de mãos dadas, para que, de fato, haja uma melhoria nos processos da organização em um empreendimento.
É imprescindível que ambas sejam implementadas em uma empresa e que sejam parceiras, para que haja melhores desenvolvimentos na gestão.
No entanto, faz-se necessário compreender suas diferenças, utilidades e o porquê é tão importante inserir as duas no seu empreendimento.
Embora a contabilidade seja um campo muito amplo, a auditoria fiscal é um serviço considerado especializado.
Por mais que a auditoria fiscal e contábil pareçam semelhantes, e muitas vezes são tidas como sinônimos, existem diferenças significativas entre elas.
E tudo isso é o que você vai descobrir neste artigo sobre auditoria fiscal e contábil, que simplificamos o máximo possível para ficar mais fácil entender. Veja agora!
Índice
ToggleO que é auditoria fiscal?
A auditoria fiscal é uma atividade que realiza inspeção em uma organização para verificar se existe um controle tributário.
O auditor fiscal é responsável por analisar se todos os impostos foram pagos corretamente, se houve erro no cumprimento da legislação e quais são as possibilidades para corrigir as falhas.
Ela também auxilia na identificação de vantagens fiscais (de forma legal) que podem ser aproveitadas pela organização.
Desta forma, o auditor fiscal solicita os documentos da instituição para que possa fazer um comparativo entre os pagamentos de tributos realizados e as finanças.
Seu principal objetivo é verificar se há falhas nos processos, erros nos pagamentos de impostos ou fraudes e indicar o caminho para corrigi-los.
No geral, a ideia é fazer uma avaliação do cumprimento legal das atividades e pagamento de tributos que envolvem as 3 esferas: Municipal, Estadual e Federal.
O que é auditoria contábil?
A auditoria contábil é um serviço que tem por objetivo a verificação dos registros financeiros de uma determinada instituição. Eles são examinados com o foco de conferir se os registros são precisos e se eles seguem os padrões das leis vigentes.
Os auditores contábeis, geralmente, são parceiros externos, analisam transações comerciais da empresa durante um período contábil específico, de modo a verificar se são autênticas e compatíveis.
No entanto, sua atividade não é feita de forma contínua, ela é solicitada quando há a necessidade de analisar transações comerciais.
Portanto, a auditoria contábil auxilia na determinação da validade e confiabilidade das informações contábeis representadas por meio de demonstrações financeiras.
Auditoria fiscal e contábil: principais diferenças
Agora que você compreendeu o que são auditoria fiscal e contábil e suas respectivas funções, iremos apresentar 4 diferenças significativas entre ambas. Confira:
1 – Qualificação Profissional
A diferença está em relação aos profissionais que desempenham a fiscalização por parte do governo.
Na auditoria fiscal, a fiscalização (não o processo de análise) é realizada por um servidor público da Secretaria da Receita Federal (no âmbito Federal) ou da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) no âmbito Estadual.
Em contrapartida, a auditoria contábil está diretamente relacionada ao trabalho de um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
2 – Fontes de informação
A auditoria fiscal realiza uma análise dos documentos e declarações relacionadas à gestão fiscal dos impostos nas 3 esferas e as guias de recolhimentos.
O auditor fiscal identifica erros no pagamento de impostos, fraudes e sonegações.
Já a auditoria contábil analisa os livros contábeis para verificar o patrimônio da empresa. Também usa informações externas para fazer um comparativo de todos os processos.
O auditor contábil tem a função de verificar se há conformidade entre as declarações apresentadas ou se houve falhas da organização.
3 – Foco
A diferença mais marcante entre a auditoria fiscal e contábil é em relação aos principais focos de cada atividade.
A fiscal tem por foco o cumprimento das obrigações fiscais e acessórias, ou seja, ao pagamento correto de tributos conforme a legislação vigente. Ela também avalia o planejamento tributário da companhia.
Já a contábil tem como foco a análise dos registros e informações relacionadas ao patrimônio da empresa. Caso sejam encontradas falhas, a empresa pode ser penalizada.
4 – Entendimento legal
O auditor fiscal deve atender à legislação nacional para avaliar se a organização cumpre todas as regras. Em contrapartida, o auditor contábil possui um processo padrão definido por normas nacionais e internacionais que devem ser cumpridas.
Sua empresa deve ter os dois?
Se você acompanhou até aqui, tenho certeza que já percebeu a importância da inserção da auditoria fiscal e também contábil em uma organização.
Muitos empresários acreditam, erroneamente, que essas duas atividades são semelhantes e por isso não compreendem a importância de inserir as duas práticas em sua empresa.
Mas como visto anteriormente, existem diferenças pontuais e que influem diretamente na boa administração de uma instituição.
Então, a resposta para esta pergunta, com certeza já foi respondida!
Uma boa organização é resultado de boas escolhas e investimentos, por isso não negligencie e deixe para depois. Esteja atento e insira essas práticas na sua empresa hoje! Tenho certeza que trará grandes benefícios.
Esperamos que este artigo tenha contribuído para aprimorar seu olhar a estas práticas tão essenciais.
Qualquer dúvida, estamos a disposição, deixe seu comentário!
Postado por Santo Tributo