Estratégia tributária: 3 ideias para aplicar a partir dessa semana

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Contar com uma boa estratégia tributária já se tornou inevitável para empreendedores que não querem ir à falência por conta da alta carga tributária brasileira. Se você é um deles, continue conosco!

Em 2019, 35,17% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) foi representado apenas pela carga tributária. Ou seja: mais de um terço do que produzimos vai para os cofres públicos.

Esse percentual cresceu por conta do aumento de arrecadação tanto da União quanto dos estados e municípios. As maiores representações foram do IRPJ (Imposto de Renda das empresas) com o crescimento de 40% e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com o crescimento de 30%.

Todo esse aumento de carga tributária alcançou a marca de 2,6 trilhões de reais – isso significa 4 meses de muito trabalho apenas para pagar tributos.

Um outro motivo para isso acontecer é que a carga tributária brasileira é tão complexa que os empreendedores pagam por tributos que não precisam – principalmente em farmácias e autopeças de regime monofásico, que ocorrem normalmente uma bitributação.

Para evitar trabalhar 4 meses apenas para pagar tributos, alguns empreendedores usam estratégias tributárias legais e comprovadas. Separamos as melhores para te ajudar. Confira!

3 ideias de estratégia tributária

1 – Planejamento Tributário

Uma ideia de estratégia tributária, que é uma das principais para as empresas atualmente, é a de fazer o planejamento tributário. Isso significa, basicamente, identificar o cenário que a sua empresa está, analisar a legislação e escolher opções melhores para pagar os tributos.

Como contribuinte, você tem duas opções para diminuir os encargos tributários: a elisão fiscal (conhecida como planejamento tributário) ou a evasão fiscal (conhecida como sonegação).

A evasão fiscal é ilegal e usa procedimentos fraudulentos para violar a lei ou o regulamento fiscal. Geralmente, ela não é perdoável, já que é flagrante e o contribuinte se opõe à lei conscientemente.

Já o planejamento tributário é uma estratégia que conta com vários sistemas legais para diminuir o pagamento de tributos. Assim, você estrutura o seu negócio da maneira preferida, autorizada pela lei, levando em conta oportunidades na legislação para diminuir os seus custos.

Dentre as características consideradas para o planejamento tributário, estão: faturamento, produtos, localização, número de funcionários, serviços, objetivos da empresa etc. Uma das primeiras atitudes pode ser, por exemplo, analisar o regime tributário ou a estrutura societária.

+ Para saber mais sobre planejamento tributário, pode conferir este outro artigo.

2 – Revisão Tributária

A revisão tributária é um tipo de apuração profunda e detalhada sobre todos os impostos federais que sua empresa está pagando ou precisa pagar. Isso é feito por meio de uma análise sistemática das tributações que representam corretamente o ambiente da empresa.

Essa estratégia tributária pode ter várias finalidades, como:

  • Evitar pagar impostos a maior
  • Diminuir os atrasos nos cumprimentos das declarações
  • Reduzir os valores que a empresa paga com tributos
  • Trocar o enquadramento da empresa, caso seja necessário
  • Adequar o regime tributário

Mas todos eles levam a uma finalidade em comum: identificar oportunidades tributárias que não são tão explicadas pelo governo e que os empreendedores não sabem que têm direito.

A revisão é uma estratégia tributária que pode ser aplicada nos seguintes cenários:

  • Operacional
  • Preventivo
  • Estratégico
  • Corretivo

+ Para saber mais sobre revisão tributária, pode conferir este outro artigo.

3 – Reestruturação Societária

Pode ser que você não saiba, mas os tributos pagos são diretamente relacionados à estrutura societária da sua empresa. O seu maior concorrente pode estar à sua frente por um simples motivo: ele organiza a estrutura de negócios melhor do que você.

A estrutura societária considera as características que envolvem seus sócios, acionistas e as situações que podem ocorrer, como: alteração de participação, gerenciamento, segregação das atividades, holding’s, entre outros.

Essa estratégia tributária também é chamada de reorganização societária, que pode ser feita por meio das operações societárias – como, por exemplo, as fusões, cisões, transformações e incorporações.

Fazer a reestruturação societária é uma grande estratégia tributária e também de negócios, permitindo:

  • Maximizar as oportunidades de crescimento no seu segmento;
  • Reduzir custos tributários;
  • Diminuir a concorrência;
  • Ter acesso maior a créditos e financiamentos;
  • Garantir os direitos dos sócios e acionistas;
  • Aumentar a competitividade interna e externa;
  • Aumentar a eficiência e a longevidade da empresa.

+ Uma das tarefas mais comuns aqui na reestruturação societária é a de identificar e analisar possíveis mudanças no regime tributário. Saiba mais aqui.

Essas ideias de estratégia tributária recuperaram R$ 5 milhões para os nossos clientes

Além da recuperação de créditos que fizemos para os nossos clientes, os 3 tipos de estratégia tributária passados aqui também evitaram mais impostos indevidos a curto prazo.

Ou seja: nossos clientes pagam menos nos produtos e ganham competitividade, concorrendo diretamente até com grandes redes. Tudo isso é possível por causa dos nossos peritos financeiros que prestam auxílio e consultoria personalizada.

Quer saber como recuperamos tanto dinheiro assim para os nossos clientes de forma legal? Acesse este conteúdo e confira.

P.S.: Se você tem alguma dúvida sobre a melhor estratégia tributária, deixe um comentário e vamos te ajudar.

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Postado por Santo Tributo | santotributo.com.br/

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