Contar com uma boa estratégia tributária já se tornou inevitável para empreendedores que não querem ir à falência por conta da alta carga tributária brasileira. Se você é um deles, continue conosco!
Em 2019, 35,17% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) foi representado apenas pela carga tributária. Ou seja: mais de um terço do que produzimos vai para os cofres públicos.
Esse percentual cresceu por conta do aumento de arrecadação tanto da União quanto dos estados e municípios. As maiores representações foram do IRPJ (Imposto de Renda das empresas) com o crescimento de 40% e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) com o crescimento de 30%.
Todo esse aumento de carga tributária alcançou a marca de 2,6 trilhões de reais – isso significa 4 meses de muito trabalho apenas para pagar tributos.
Um outro motivo para isso acontecer é que a carga tributária brasileira é tão complexa que os empreendedores pagam por tributos que não precisam – principalmente em farmácias e autopeças de regime monofásico, que ocorrem normalmente uma bitributação.
Para evitar trabalhar 4 meses apenas para pagar tributos, alguns empreendedores usam estratégias tributárias legais e comprovadas. Separamos as melhores para te ajudar. Confira!
3 ideias de estratégia tributária
1 – Planejamento Tributário
Uma ideia de estratégia tributária, que é uma das principais para as empresas atualmente, é a de fazer o planejamento tributário. Isso significa, basicamente, identificar o cenário que a sua empresa está, analisar a legislação e escolher opções melhores para pagar os tributos.
Como contribuinte, você tem duas opções para diminuir os encargos tributários: a elisão fiscal (conhecida como planejamento tributário) ou a evasão fiscal (conhecida como sonegação).
A evasão fiscal é ilegal e usa procedimentos fraudulentos para violar a lei ou o regulamento fiscal. Geralmente, ela não é perdoável, já que é flagrante e o contribuinte se opõe à lei conscientemente.
Já o planejamento tributário é uma estratégia que conta com vários sistemas legais para diminuir o pagamento de tributos. Assim, você estrutura o seu negócio da maneira preferida, autorizada pela lei, levando em conta oportunidades na legislação para diminuir os seus custos.
Dentre as características consideradas para o planejamento tributário, estão: faturamento, produtos, localização, número de funcionários, serviços, objetivos da empresa etc. Uma das primeiras atitudes pode ser, por exemplo, analisar o regime tributário ou a estrutura societária.
+ Para saber mais sobre planejamento tributário, pode conferir este outro artigo.
2 – Revisão Tributária
A revisão tributária é um tipo de apuração profunda e detalhada sobre todos os impostos federais que sua empresa está pagando ou precisa pagar. Isso é feito por meio de uma análise sistemática das tributações que representam corretamente o ambiente da empresa.
Essa estratégia tributária pode ter várias finalidades, como:
- Evitar pagar impostos a maior
- Diminuir os atrasos nos cumprimentos das declarações
- Reduzir os valores que a empresa paga com tributos
- Trocar o enquadramento da empresa, caso seja necessário
- Adequar o regime tributário
Mas todos eles levam a uma finalidade em comum: identificar oportunidades tributárias que não são tão explicadas pelo governo e que os empreendedores não sabem que têm direito.
A revisão é uma estratégia tributária que pode ser aplicada nos seguintes cenários:
- Operacional
- Preventivo
- Estratégico
- Corretivo
+ Para saber mais sobre revisão tributária, pode conferir este outro artigo.
3 – Reestruturação Societária
Pode ser que você não saiba, mas os tributos pagos são diretamente relacionados à estrutura societária da sua empresa. O seu maior concorrente pode estar à sua frente por um simples motivo: ele organiza a estrutura de negócios melhor do que você.
A estrutura societária considera as características que envolvem seus sócios, acionistas e as situações que podem ocorrer, como: alteração de participação, gerenciamento, segregação das atividades, holding’s, entre outros.
Essa estratégia tributária também é chamada de reorganização societária, que pode ser feita por meio das operações societárias – como, por exemplo, as fusões, cisões, transformações e incorporações.
Fazer a reestruturação societária é uma grande estratégia tributária e também de negócios, permitindo:
- Maximizar as oportunidades de crescimento no seu segmento;
- Reduzir custos tributários;
- Diminuir a concorrência;
- Ter acesso maior a créditos e financiamentos;
- Garantir os direitos dos sócios e acionistas;
- Aumentar a competitividade interna e externa;
- Aumentar a eficiência e a longevidade da empresa.
+ Uma das tarefas mais comuns aqui na reestruturação societária é a de identificar e analisar possíveis mudanças no regime tributário. Saiba mais aqui.
Essas ideias de estratégia tributária recuperaram R$ 5 milhões para os nossos clientes
Além da recuperação de créditos que fizemos para os nossos clientes, os 3 tipos de estratégia tributária passados aqui também evitaram mais impostos indevidos a curto prazo.
Ou seja: nossos clientes pagam menos nos produtos e ganham competitividade, concorrendo diretamente até com grandes redes. Tudo isso é possível por causa dos nossos peritos financeiros que prestam auxílio e consultoria personalizada.
Quer saber como recuperamos tanto dinheiro assim para os nossos clientes de forma legal? Acesse este conteúdo e confira.
P.S.: Se você tem alguma dúvida sobre a melhor estratégia tributária, deixe um comentário e vamos te ajudar.
Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais!
Postado por Santo Tributo | santotributo.com.br/